Como Não Criar Uma Dívida

Se você tem um objetivo financeiro, seja ele qual for, deve tentar ao máximo Não Criar Uma Dívida. Elas irão te atrapalhar a alcançar suas metas, e podem acabar se transformando em problemas ainda mais sérios.

É claro que ninguém deseja arrumar esse tipo de problemas, mas as vezes por falta de organização ou uma vida muito corrida, podemos criar dívidas e nem perceber.

Por isso, esteja sempre atento aos seus gastos e reserve um tempo de vez em quando para analisar sua vida econômica. Isso é muito importante e pode te ajudar a realizar outros objetivos que Não Criar Uma Dívida.

Se você já está envolvido em alguma dívida, esse material é ainda mais importante para você, pois irá te ajudar a não criar outras e a se organizar para pagar a atual.

Como Fazer Para Não Criar Uma Dívida?

Organize-se

Se você busca Não Criar Uma Dívida, deve manter todos as entradas e saídas de dinheiro que tiver controladas.

Existem diversas maneiras de organizar suas finanças, mas as melhores são através de planilhas. Elas são a forma mais rápida e fácil de controlar e visualizar todos os seus gastos.

Você pode encontrar modelos disponíveis na internet, e adapta-las de acordo com a sua realidade. Uma vez feito isso, você só precisará dedicar um tempo, seja semanal ou mensalmente, para atualizar as transações que você fizer.

Com as finanças controladas e organizadas fica mais fácil de ver gastos desnecessários ou áreas que precisam de mais atenção.

Dessa forma você garante o controle de tudo e não irá adquirir uma dívida.

Não Gaste Mais Do Que Ganha

Quem quer fugir das contas, não deve nunca gastar além daquilo que ganha. Essa receita é indispensável para manter as contas no positivo e não entrar no cheque especial.

Por isso, tenha uma forma de realizar o controle das suas despesas mensais e fique atento caso isso estiver ocorrendo.

Se isso acontecer, analise os gastos que podem ser considerados desnecessários e corte-os imediatamente. Assim você pode voltar a ter o controle da sua renda e garante Não Criar Uma Dívida.

Guarde Dinheiro E Pague À Vista

Hoje em dia é muito difícil encontrar algum produto que tenha a produção limitada ou pontual. Com a internet as coisas se tornaram muito mais ágeis e próximas, o que permite encontrar o que quiser, quando quiser.

Estamos falando isso para que você tire da cabeça a ideia de que deve comprar um produto quando não tem dinheiro porque ele pode acabar.

Essas compras costumam acontecer em momentos que as pessoas não tem dinheiro, e buscam no parcelamento a saída para os seus problemas.

Mas essa não é mais a realidade, e se você deseja comprar algo, prefira sempre guardar o dinheiro por um período de tempo e somente depois que já tiver a quantia necessária, compra-lo.

Os pagamentos à vista além não gerarem a chance de uma dívida, oferecem aos compradores descontos e benefícios exclusivos.

Tenha Dinheiro Guardado Para Emergências

As vezes as pessoas acabam adquirindo uma dívida em situações emergenciais, que não estavam esperando. Como um acidente, um problema de saúde, uma reforma na casa, enfim.

Se você não deseja ser pego de surpresa e acabar adquirindo uma dívida, tenha uma reserva de dinheiro para emergências.

Seja a sua poupança tradicional ou um dinheiro guardado em casa, todas as pessoas deveriam ter uma reserva para essas situações.

Se você tiver, as chances de poder solucionar o gasto, mesmo que em cima da hora irão te prevenir e ajudar a Não Criar Uma Dívida.

Priorize Uma Conta Por Vez

Se você quer reformar a casa, trocar de carro ou fazer uma viagem, deve priorizar um item por vez para não criar uma bola de neve. Isso serve até mesmo para os gastos mais baixos.

Se você conseguir administrar uma conta de cada vez, verá como os pagamentos e os prazos se tornarão mais simples e fáceis de lidar.

Esteja ciente também que desejar é muito diferente de precisar. Vez ou outra nos pegamos desejando muito uma coisa que não precisamos de fato. Tome muito cuidado com isso, porque você pode acabar colocando como prioridade um gasto desnecessário.

Leia também:

Como Guardar Dinheiro Para Comprar Um Apartamento

Como Guardar Dinheiro Para Viajar

Crie O Hábito Da Educação Financeira

Se você tem filhos, família, comece a ensinar e praticar pequenas ações que incentivem a educação financeira.

Seja apagar uma luz ao sair de um cômodo, ou ensinar a poupar pequenas quantidades de dinheiro por mês através da poupança.

Se você os ensinar desde cedo, além de garantir que irão te ajudar a controlar as contas da casa, vai garantir um futuro tranquilo e seguro aos seus filhos.

Comece a praticar cada um desses hábitos de uma vez. Aos poucos você vai percebendo que além de Não Criar Uma Dívida conseguirá economizar dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *