10 Dicas de Como Economizar Energia

Economizar energia é um pequeno ato que, juntamente com outras ações, podem gerar grande economia ao final de um mês.

Esse hábito além de gerar economia, é responsável por auxiliar na manutenção da sustentabilidade, afinal, a energia é gerada através de recursos hídricos ou, em alguns casos, formas poluentes.

Ou seja, ao Economizar Energia, além de ajudar o seu bolso, você ajuda a natureza, e consequentemente, a todos.

Existem algumas dicas que já são muito conhecidas, e outras que as pessoas ainda não sabem, mas que facilitam a Economizar Energia. Será que você já pratica todas elas?

As 10 melhores dicas para Economizar Energia em casa

1 – Desligue as luzes ao sair de um cômodo

Essa dica pode ser considerada um tanto quanto velha, mas, por incrível que pareça, muitas pessoas não praticam.

Existe um consenso de que isso não ajuda na conta de energia, mas alguns estudos indicam que apagar as luzes ao sair de um cômodo pode gerar até 40% de economia no mês.

2 – Prefira luminárias abertas

Outra dica que está relacionada ao uso das luzes é a escolha das luminárias. Quanto mais aberta elas forem, melhor.

Isso acontece porque quando se escolhe uma luminária mais fechada, a luz acaba perdendo sua potência e não ilumina o ambiente ao todo.

E quando isso acontece, inconscientemente as pessoas procuram outras formas para melhorar a iluminação de seus ambientes, como a instalação de mais lâmpadas ou até mesmo comprando luzes mais potentes.

Isso irá gerar um aumento na utilização da energia e consequentemente, aumento na conta de luz.

Portanto, ao escolher suas luminárias dê preferência as que são mais abertas e mais claras, dessa forma você garante um ambiente mais iluminado, gastando menos.

3 – Troque suas lâmpadas

Lâmpadas são uma das melhores formas de Economizar Energia dentro de casa, como você pode ver. Outra dica relacionada a elas, está na potência de cada lâmpada.

Verifique qual a potência utilizada por cada uma das lâmpadas de sua casa, e qual é o modelo que você utiliza. Existem três modelos no mercado: as lâmpadas incandescentes, que gastam mais energia, além de poluírem o meio ambiente no descarte.

As lâmpadas fluorescentes, que são mais econômicas que as anteriores, além de mais fáceis de se reciclar.

E um terceiro modelo, mais recente no mercado: as lâmpadas de LED. Essa opção é a mais econômica entre as três, não é composta por nenhum material nocivo ao meio ambiente e à saúde.

Além disso, elas não transmitem calor e são mais duráveis do que os outros modelos. A desvantagem é que as lâmpadas de LED costumam ser mais caras do que as outras.

Porém, se você for pensar no custo benefício a longo prazo, verá que trocar as lâmpadas da sua casa pela opção de LED, acabará gerando uma economia de energia que pode ser abatida no preço de compra das mesmas.

Além disso, elas são mais fortes, ou seja, podem iluminar mais e não poluem o meio ambiente.

4 – Tire aparelhos em desuso da tomada

Você sabia que mesmo com os aparelhos desligados, ou tomadas ligadas na energia sem estarem conectadas a nenhum aparelho consomem luz?

Pois é. Muitas pessoas tem a mania de deixar somente o carregador do celular plugado na tomada, sem o celular conectado achando que não estão gastando energia, quando de fato estão.

Eles ficam em um modo de espera para serem utilizados a qualquer momento, o que realiza o consumo de energia.

Por isso, mesmo que os aparelhos não estejam ligados, retire-os da tomada e você conseguirá poupar ainda mais na conta.

5 – Considere a instalação de aparatos solares

Os aquecedores solares são um investimento relativamente alto no início, mas a longo prazo, assim como as lâmpadas LED ajudam a Economizar Energia, já que com eles você pode tomar banho sem precisar ligar o chuveiro.

Existem também os painéis de energia solar, opções de geração de energia mais barata, limpa e sustentável. Inclusive, se você utiliza o sistema e não consome toda a energia produzida, pode vende-la ou abate-la em algumas modalidades de impostos.

6 – Reduza o tempo de banho

Outra dica muito simples, e bastante conhecida é reduzir o tempo de seus banhos. Não ligue o chuveiro e deixe a água rolando enquanto faz outras coisas, isso além de ser um desperdício de um recurso natural aumenta absurdamente o preço da sua conta.

Deixe para ligar o chuveiro somente quando realmente for começar a se banhar. Outra ideia é desligar a água enquanto se ensaboa, ou enquanto lava o cabelo, por exemplo.

Essas pequenas atitudes, somadas, acabam ajudando a Economizar Energia.

7 – Evite abrir a geladeira em curtos espaços de tempo

Muitas pessoas tem a mania de abrir a porta da geladeira e ficar olhando por longos períodos. Essa atitude é uma das que mais gastam energia dentro de casa, já que a geladeira é uma das maiores consumidoras.

Antes de abrir, tente se lembrar do que deseja pegar lá dentro, e faça as coisas mais rapidamente. Assim você não a forçará a se resfriar todo o tempo.

8 – Use o ferro de passar roupa uma vez por semana

Acumular as roupas semanalmente e passa-las todas de uma vez é uma ideia que pode gerar mais economia, já que você não precisará ligar e forçar o ferro a esquentar diversas vezes.

Isso vale também para a máquina de lavar roupas. Quanto mais roupas você lavar de uma vez só, melhor.

Pode parecer que isso vá demorar, mas se você tirar um dia da semana para cuidar dessas tarefas verá como é muito mais simples e organizado, além de poder gerar mais economia.

9 – Não deixe a TV ligada quando não tem ninguém assistindo

Esse é um hábito também muito comum, e que acaba gerando desperdício de dinheiro. Se não tem ninguém assistindo a televisão, desligue-a.

Ou até mesmo, assista a TV em conjunto, com a sua família e amigos. As vezes as pessoas assistem aos mesmos programas dentro de casa, cada um em uma televisão, gerando assim dois consumos de energia.

Por que não se juntar e passar um momento mais descontraído em família? Além de ser mais divertido, ajuda a poupar o seu dinheiro.

Leia também:

Dicas De Como Economizar Água

Saiba Como Fazer Uma Renda Extra Com o Uber em 2019

10 – Conscientize quem está a sua volta

A última dica é a mais barata e simples de todas as outras, mas que nem por isso deixa de ser eficiente. Conscientize quem mora com você a economizar energia.

Incentive as pessoas a apagarem a luz quando saírem de um cômodo, a utilizar menos água e outros fatores que você vê que poderiam Economizar Energia na sua casa.

Quando todos se movem em prol de um mesmo objetivo, o resultado, no caso a economia é muito maior!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *