Saiba Como Montar um Currículo Profissional

O Currículo Profissional de um candidato é a primeira informação que as empresas tem acesso ao abrirem vagas de emprego. Por isso é de extrema importância que ele seja completo e principalmente, chamativo.

Garantir que seu Currículo Profissional atenda a essas expectativas só depende de você. Por isso, separamos aqui algumas dicas de como preencher todas as informações necessárias e garantir a participação em entrevistas de emprego.

O bom Currículo Profissional é aquele objetivo, simples e direto. Procure não enrolar muito para apresentar as informações, pois isso pode causar desinteresse nas empresas.

Outra dica é criar um documento leve, que possa ser aberto em qualquer dispositivo, visto que hoje as seleções de candidatos acontecem, quase que 100%, na internet.

Confira agora como você pode construir um bom Currículo Profissional e sair a frente já na primeira etapa ao concorrer por uma vaga de emprego.

O Que Um Bom Currículo Profissional Deve Ter?

Cabeçalho

Logo no começo do seu Currículo Profissional, coloque as informações sobre você. O seu nome completo, idade, número de telefone, e-mail e área de atuação.

Assim o entrevistador pode ter de maneira rápida as informações gerais de contato e quem é você.

Se você trabalha com questões expositivas, vale a pena colocar um link de acesso ao seu portfólio, também.

Quem é você

Em seguida, a sugestão é fazer um breve resumo sobre você e sobre o que você está procurando. Essa parte não pode ser extensa, e só deve conter as informações que realmente abordam o que você procura no novo emprego.

Destaque uma ou duas qualidades gerais e como elas poderão ajudar a empresa, e qual área você tem experiência e é a que você deseja atuar.

Isso ajuda as pessoas que visualizarem o seu currículo a entender sem entrelinhas, qual é o seu objetivo dentro da empresa.

Formação

Nessa parte é a hora de preencher os cursos superiores que você frequentou. Geralmente se inicia pelos cursos de graduação, contendo o nome do curso, a data de início e a data de término, ou possível término.

O costume é ir preenchendo as informações do mais recente para o mais antigo, assim fica mais fácil de visualizar a atualização do candidato nas áreas em que ele atua.

Experiências Anteriores

A próxima etapa é informar, também das experiências mais recentes para as mais antigas, os cargos que você ocupou, e as empresas em que trabalhou.

Coloque o nome do cargo que você ocupou, seguido pela instituição, e qual o período em que você passou ali.

Por exemplo: “Engenheiro Civil na Instituição X – março de 2013 a julho de 2019”.

Você pode completar inserindo algumas das principais funções do seu cargo, para enfatizar as atividades que você possui mais experiência.

Informações Adicionais

O último tópico deve conter informações adicionais que seriam interessantes e fariam a diferença no seu Currículo Profissional.

Você pode colocar demais cursos que estudou, informações sobre carteira de motorista ou disponibilidade para viagens.

Pode listar algumas áreas ou programas que possui mais habilidade, como por exemplo: Pacote Microsoft Office, Boa conversação ou até mesmo capacidades analíticas.

Por último, lembre-se. Seja direto e objetivo e nunca minta sobre as suas informações. As vezes um único item que você coloca que não seja verdadeiro pode acabar interessando os recrutadores e pode te colocar em más posições.

Depois que terminar, não esqueça de revisar item por item, para encontrar possíveis erros ortográficos. Feito isso você já pode começar a envia-los.

Leia também:

Conheça Investimentos Seguros Para Aplicar Seu Dinheiro

Saiba Como Fazer Uma Renda Extra Com o Uber em 2019

Procure pelo e-mail das empresas que você tem interesse em trabalhar e escreva no corpo do texto que está a disposição para quaisquer dúvidas.

Assim você garante um Currículo Profissional de ótima qualidade, mostra interesse e pode dentro de algum tempo, ser chamado para as entrevistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *