Economizar Gás de Cozinha

Existem diversas razões que fazem o seu botijão de gás durar menos do que deveria. Mas existem alguns truques que podem te ajudar a Economizar Gás de Cozinha. Quer saber como? Confira o artigo que preparamos para você.

A economia do gás de cozinha é feita de maneira bem simples e você não precisará fazer grandes mudanças para começar a poupar um pouco mais com isso.

Podem parecer economias irrisórias, mas todos os tipos de redução de gastos domésticos são sempre bem-vindos, já que podem te ajudar a investir em novos projetos que sempre quis.

Comece a botar as dicas que vamos lhe dar em prática e passe a observar a duração do seu botijão. Com certeza você terá uma duração maior do que costumava ter.

Como Economizar Gás de Cozinha?

Observe A Cor Das Chamas

Se as chamas do seu fogão estiverem amarelas ou alaranjadas é sinal de gasto! A cor certa das chamas é azul, e é um sinal de que você não está gastando além do necessário ao cozinhar.

Essa é uma dica simples, mas um ótimo indicativo para Economizar Gás de Cozinha.

Para evitar que isso aconteça, limpe muito bem e troque caso necessário os bocais do seu eletrodoméstico.

Coloque As Panelas Certas Nas Bocas Certas Do Fogão

Se você é daqueles que coloca panelas menores nas maiores boca do fogão para adiantar os cozimentos, saiba que está gastando gás à toa.

Além do calor se dispersar para fora da panela, você pode acabar queimando o alimento se não estiver atento, e aí vai ter que fazer tudo de novo e gastar gás em dobro.

Existem tamanhos certos para cada boca do fogão. As bocas maiores devem ser usadas para panelas grandes. Já as bocas pequenas, para panelas menores.

Coloque O Seu Fogão No Local Certo

Colocar o fogão no local correto também influencia muito à Economizar Gás de Cozinha. Se seu fogão estiver ao ar livre, ou em meio a correntes de ar, repense a sua localização.

Isso porque as correntes de ar acabam dispersando o fogo do contato com a panela, e fazem com que as suas receitas demoram ainda mais para ficarem prontas.

Caso a troca de local não seja possível, estude colocar algumas proteções que funcionem como barreiras para o ar que circula. Mas tome sempre cuidado quanto as distâncias e os materiais que escolher, já que a proximidade com o fogo pode ser perigosa.

Tampe Suas Panelas Enquanto Cozinha

Se você cozinhar os alimentos com as panelas destampadas, eles irão cozinhar. Porém levarão mais tempo do que se estivessem fechadas.

Quando as panelas estão tampadas, elas retêm ainda mais calor e aceleram o processo do cozimento.

Além disso, alguns alimentos conservam mais líquido e ficam mais saborosos se cozinhados dessa forma, sem contar que o cozimento com a tampa fechada garante um preparo uniforme em toda a sua receita.

Abuse da Panela de Pressão

Se você perceber que a sua receita consegue ser adaptada para o uso das panelas de pressão, utilize-as. Elas ajudam o alimento a cozinhar bem mais rápido do que nas panelas convencionais.

A panela de pressão ajuda a criar mais sabor, valorizando a textura e o sabor dos pratos que você preparar.

Use O Forno Para Mais de Uma Receita

Aproveite que você vai utilizar o forno para alguma receita, e prepare mais alguma coisa. Assim você liga o forno uma só vez e faz diversas preparações pelo preço de uma utilização de gás.

Programe o que você irá fazer ou precisará consumir ao longo da semana, e tente assar tudo de uma só vez. Você com certeza irá notar diferença na duração do seu botijão.

Abaixe A Chama Quando A Água Ferver

Depois que a água atinge o ponto de fervura ela chega a uma temperatura considerada estável, e a chama mais baixa é capaz de manter essa estabilidade.

Leia também: 

Ganhe dinheiro com brechós online 

Investimentos Seguros Para Aplicar Seu Dinheiro

Por isso, não há necessidade de deixar a chama alta depois que ela ferver. Abaixe-a e você conseguirá Economizar Gás de Cozinha fazendo isso.

Passe a utilizar essas dicas no seu dia a dia e note sua a duração do seu botijão aumentou. Se mesmo assim você notar que não teve muita diferença, considere levar o seu fogão para uma assistência e garantir que tudo fique estável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *