As Principais Dúvidas Sobre O Financiamento de Veículo

O Financiamento de Veículo é alvo de grandes tabus e grandes dúvidas, por isso fizemos esse artigo para tirar as principais dúvidas apresentadas por nossos leitores.

Entre as principais questões que foram levantadas esta:

  • Existe Financiamento de Veículo sem juros?
  • Negativados podem financiar veículos?
  • Quais as regras e taxas para financiar um veículo?
  • Financiamento de carro com banco ou financeira, qual o melhor?

São inúmeros os questionamentos realizados antes de fechar um financiamento junto a bancos ou financeiras.

Esses questionamentos são extremamente importantes, porque um financiamento exige responsabilidade financeira e além disso se trata de um bem durável que será utilizado em seu dia a dia em família.

Descubra agora as respostas para as principais dúvidas que poderão surgir ao optar por um Financiamento de Veículo.

Pergunta 01

Como funciona o Financiamento de Veículo?

O financiamento de veículo funciona como uma espécie de empréstimo pessoal, onde o banco ou financeira com quem solicitou o serviço pagará o seu veículo a vista ao vendedor e dividirá o valor pago em parcelas que estejam de acordo com sua capacidade de pagamento.

Existem modelos de financiamento que parcelam 100% o valor do carro, porém a grande maioria pede de 10% a 20% do valor do veículo como entrada.

As parcelas são divididas de acordo com o dia a dia do cliente, ou seja, as parcelas não deverão exceder a renda e o teto máximo de 30% das suas economias.

Além disso no valor das parcelas já vem embutidos as taxas e os juros que são trabalhados sobre o serviço de financiamento.

Pergunta 02

Quem pode solicitar o Financiamento de Veículo?

De uma forma geral, o financiamento poderá ser solicitado para pessoas maiores de 18 anos, mas se formos tratar de pré-requisitos mais específicos sobre quem pode ou não solicitar o financiamento fica um pouco mais complicado.

E o por quê dessa complicação?

Essa complicação ocorre porque quem determinará se você pode ou não ter acesso a um financiamento é o próprio banco ou financeira.

Para que os credores determinem a aptidão do consumidor realizam uma análise de crédito com base no dia a dia econômico do cliente, ou seja, a análise levanta os seguintes pontos:

  • Histórico de pagamento
  • Pontualidade no pagamento das contas
  • Se possui ou não negativações ou restrições
  • Qual a renda mensal
  • Quantas contas fixas possui e quanto elas levam de sua renda por mês
  • Quantas pessoas trabalham onde reside
  • Quantas pessoas dependem de sua renda

São inúmeros os pontos levantados para a análise de crédito, mas tudo isso é feito para descobrir se você realmente possui aptidão para arcar com mais uma dívida e quanto poderia pagar ao mês.

Mas, você sabia que consegue chegar a um valor aproximado do valor de entrada que será solicitado, do valor da parcela das taxas e dos prazos?

Pois é, os simuladores online dos bancos e instituições financeiras apesar de não serem a proposta real do banco, é uma aproximação muito útil para se realizar um planejamento financeiro.

Geralmente os prazos de pagamento do financiamento podem chegar a 72 meses.

Pergunta 03

Sou negativado, e agora?

Caso você seja negativado, a adesão do Financiamento de Veículo somente será possível por meio do consignado de financiamento.

Para isso é preciso ser funcionário público ou aposentado e pensionista do INSS. O motivo disso? Nessa categoria as parcelas do crédito são debitadas diretamente em folha de pagamento.

Para consumidores que são negativados, mas não se encaixam na condição de funcionário público ou beneficiário do INSS, será necessário limpar o nome antes de tentar pedir uma linha de financiamento.

Existe também uma segunda alternativa para pessoas negativadas que é o consórcio de veículos, porém algumas administradoras solicitam que o consumidor tenha pelo menos 70% da dívida ativa quitada.

Pergunta 04

Existe financiamento sem juros?

Seremos bem diretos na resposta para essa pergunta: Não!

Não existe hoje em todo território nacional um modelo de financiamento se quer que não tenha taxas de juros.

Quando alguma loja de veículos diz que o financiamento é sem juros, muito provavelmente já embutiu as taxas junto ao valor do carro.

Atente-se sempre a propostas que parecem sem “boas demais para ser verdade”.

Pergunta 05

Financiar carro sem entrada, é possível?

Sim! Porém existem poucos bancos que realizam esse serviço. O Banco do Brasil é um dos poucos bancos que realizam o serviço com a opção sem entrada.

Porém atente-se ao fato de que, o serviço de financiamento sem entrada pode muitas vezes elevar o valor das parcelas, o prazo de pagamento e as taxas de juros.

Por isso caso tenha a escolha de dar uma entrada, opte por ela, isso auxilia para que consiga uma opção de crédito mais vantajosa para seu bolso.

Pergunta 06

Banco, Banco de montadora ou Financeira, onde é melhor financiar o carro?

As três opções mencionadas são válidas e existem. Porém, indicamos com base em análises que os bancos são os que possuem as taxas mais atrativas para o serviço.

Os bancos privados são bem flexíveis quanto as condições aplicadas sobre o serviço e caso você já tenha uma boa relação com um, pode ser que tenha acesso a condições especiais de pagamento.

Mas lembre-se sempre de realizar a simulação em mais de um lugar para ter certeza da escolha que está fazendo.

Pergunta 07

Quais gastos eu terei com o Financiamento de Veículo?

Além das taxas de juros tradicionalmente aplicadas sobre o serviço, a taxa de cadastro também poderá vir a ser cobrada.

Porém existe uma taxa chamada: Taxa de abertura de crédito (TAC), que é considerada ilegal pelo Banco Central do Brasil.

Existem também muitos outros gastos sobre a adesão de um veículo que vão além do financiamento, como por exemplo:

  • Documentação
  • Seguro do veículo
  • Combustível
  • Custos de manutenção
  • Pneus

Por isso, vale muito a pena avaliar todos esses pontos antes de aderir a um novo veículo.

Pergunta 08

Quais são os documentos para conseguir o financiamento?

Para a adesão do Financiamento de Veículo é preciso apresentar o RG, CPF, comprovante de renda dos últimos 03 meses e comprovante de endereço.

Porém confirme sempre com seu banco toda a documentação exigida para agilizar o processo de adesão.

Pergunta 09

O que acontece se eu não pagar as parcelas do meu financiamento?

As regras podem mudar de contrato para contrato, mas de uma forma geral caso o consumidor atrase os pagamentos e não aceite propostas para a quitação da dívida, o veículo é apreendido.

Leia também:

Como Juntar Dinheiro em Um Ano

8 Dicas Para Aumentar a Durabilidade Dos Pneus

Por isso caso se atrapalhe com o pagamento das parcelas, busque sempre uma negociação junto a instituição que lhe ofereceu o financiamento com o intuito de evitar que levem o seu carro.

Informações Para Contato, Telefone e Endereço

Endereço da Sede do Banco do Brasil fica: Saun – Quadra 5 – Lote B – Ed. Banco do Brasil – 3° andar – CEP: 70040 – 912 – Brasília – DF.

Telefone: (61) 3493 2929 – (61) 3493 2930 ou 0800 729 0722.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.