Aprenda a Presentear sem Se Afundar em Dívidas

Dia das crianças, festas de final de ano e muitas outras comemorações parecem se acumular nos últimos meses de todo o ano. Por isso, Presentear sem se Endividar é tarefa obrigatória para terminar o ano de bem com as contas.

Afinal, ninguém merece começar um novo ano cheio de dívidas e obrigações passadas para lidar. Pensando nisso, separamos as melhores dicas que vão te ajudar a Presentear sem se Endividar.

Seja comprando com antecedência, ou produzindo as coisas sozinha, a dica é usar a criatividade. Dessa forma você não deixa de agradar aos entes queridos e consegue poupar uma grana para outros projetos.

Descubra agora como você poderá enfrentar as comemorações de ano e Presentear sem se Endividar.

Como Presentear sem se Endividar nas Festas de Final de Ano?

1 – Planeje Meses Antes

Se você se preparar e começar a planejar os presentes com dois ou três meses de antecedência, verá como conseguirá economizar muito mais. Quem deixa para comprar perto das datas comemorativas corre o risco de pagar mais e até mesmo ficar sem.

Por isso, conforme os meses vão se aproximando, já comece a separar um dinheiro para os presentes e para as comemorações, pois assim, quando elas chegarem, você já estará preparada e não afetará as suas finanças.

2 – Tenha Planos B

Fazer uma lista e organizar cada presente que você irá dar pode ser uma ótima dica para Presentear sem se Endividar. Mas além disso, a dica é planejar planos B para cada um desses presentes.

Afinal de contas, pode ser que a primeira opção não esteja disponível na data que você for comprar, ou então o preço saia do seu orçamento.

O plano B te ajuda a encontrar outras opções que seus amigos e parentes possam gostar e que você possa pagar bem menos.

3 – Estipule Valores

A lista pode envolver também uma média geral de valores por presente. Isso te auxilia a ver o quanto realmente irá gastar e ajuda também no controle das contas.

Pode parecer uma dica simples, mas quando você coloca no papel e se dá conta sobre o valor que irá gastar, tende a controlar um pouco os impulsos.

Ou seja, estipular uma média de gastos não quer dizer dar presentes inferiores, mas sim, fazer o seu melhor dentro daquilo que é seguro para você.

4 – Não Parcele

Se você seguir a dica número 1 e começar a guardar dinheiro com antecedência, não precisará parcelar as compras e não irá Presentear sem se Endividar.

Lembre-se que por estar próximo do final do ano, você pode adquirir parcelas para o ano que se inicia, e isso além de ser frustrante, pode te arrumar ainda mais dívidas.

Isso porque as contas mais pesadas de um adulto ocorrem justamente no início do ano. IPTU, IPVA, e outros impostos caem no início, e se você tiver compras parceladas, pode tornar tudo uma bola de neve.

5 – Não Utilize o Décimo Terceiro

Muitas pessoas caem na facilidade de utilizar o décimo terceiro para complementar as compras de final de ano. Pode ser que você consiga Presentear sem se Endividar ao utilizar esse dinheiro, mas com certeza estará o aplicando de forma errada.

Como a quantia do décimo terceiro, é muito mais indicado que você aplique em investimento ou em ações mais benéficas e que lhe garantirão um retorno. Seja na poupança, ou na entrada de um veículo ou um imóvel.

O valor gasto nas compras de presentes é menor, e você pode arcar com isso juntando dinheiro nos meses anteriores.

Por isso, mais importante que Presentear sem se Endividar, é saber utilizar de maneira consciente o dinheiro que receber.

6 – Procure por “Achados”

Você pode dar presentes bons, de grandes marcas, se procurar. Principalmente se você começar a procurar antes. Lojas de grife costumam ter araras em promoção, ou épocas com descontos imperdíveis.

Ficar de olho nessas opções é a receita certa de dar ótimas lembranças e conseguir Presentear sem se Endividar.

7 – Faça Presentes Criativos

Muitas vezes você consegue surpreender muito mais as pessoas queridas com presentes inusitados. Pode ser que um álbum de fotos com retrospectivas de melhores momentos seja muito mais recebido do que uma camiseta qualquer de uma loja cara.

Abuse da sua criatividade e veja o perfil de cada uma das pessoas que você irá presentear. O que as pessoas gostam de fazer? Quais são os seus hobbies? Some isso as suas habilidades pessoais e faça você mesmo os presentes.

Leia também:

Economize Com O Presente de Dia Das Crianças

Como Não se Afundar com Cartão de Crédito

Você conseguirá Presentear sem se Endividar, e ainda pode contar com ótimas opções. Sejam álbuns de fotos, camisetas personalizadas, passeios a locais que a pessoa admira.

Invista nisso, e veja como você irá fazer sucesso, sem gastar demais.

Com certeza você nunca pensou em algumas dessas opções na hora de presentear alguém, não é? Lembre-se, utilize a sua criatividade, pesquise e compare os preços. Essa é a fórmula certa para Presentear sem se Endividar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *