Como Renegociar Dívida De Empréstimo Consignado

O empréstimo consignado é uma excelente opção para quem busca um dinheiro de emergência, viagem, investimento, aplicações e muitas outras coisas, devido as suas baixas taxas de juros.

Porém, nem sempre as pessoas conseguem realizar o pagamento das parcelas do crédito, ainda que esse conte com condições e taxas bem melhores e bem abaixo das de demais linhas financeiras de credito do mercado.

Com isso, rapidamente se acumulam parcelas em atraso e o que antes era uma única parcela em atraso, agora se tornou uma bola de neve.

As complicações se iniciam desde o primeiro atraso que é realizado pelo consumidor, porquê se você não realizou o pagamento esse mês de uma única parcela, provavelmente não terá o valor cheio no próximo mês para a quitação de duas parcelas, tanto a em atraso como a vigente.

Esse tipo de empréstimo é destino exclusivamente a funcionários públicos de empresas públicas, funcionários de empresas privadas, pensionistas e aposentados do INSS, além disso esse credito é destinado inclusive a pessoa negativadas ou com o nome sujo.

Funcionários de empresas privadas somente poderão solicitar o empréstimo caso a empresa em que estão empregados tenha convênio com o banco ou financeira que deseja solicitar o crédito.

Devido a restrição da modalidade de credito sobre a sua oferta somente a pessoas que ofereçam menos risco de inadimplência uma vez que o pagamento das parcelas está atrelado a folga de pagamento do cliente, as taxas de juros são as menores encontrada no mercado financeiro.

Porém apesar das condições e das baixíssimas taxas, o endividamento ainda pode ocorrer caso não seja realizado um planejamento financeiro correto.

A boa noticia nisso é que apesar da dificuldade que se pode encontrar em realizar o pagamento das parcelas do empréstimo, ainda assim é possível renegociar a sua dívida, esse procedimento poderá lhe auxiliar a reorganizar as finanças e quitar suas dívidas sem correr o risco de ficar negativado.

Passo a Passo de Como Realizar a Renegociação de Dívida do Empréstimo Consignado

1- Solicite Um Aumento Nos Prazos De Pagamento Das Parcelas

Caso você perceba que não conseguirá realizar o pagamento das parcelas do seu credito consignado, solicite junto ao banco ou financeira um aumento no prazo de pagamento.

Com isso você terá parcelas menores, e apesar de estender o tempo de pagamento, pelo menos assim você poderá não correr o risco de ficar inadimplente.

Mas antes de solicitar qualquer renegociação avalie o seu orçamento, encontre o numero de parcelas que poderiam ser vantajosas para você e as apresente como proposta a instituição para que possam avaliar a possibilidade de lhe dispor das parcelas e dos prazos maiores.

2- Sempre Análise Seu Orçamento Antes De Qualquer Decisão

Avaliar suas finanças e realizar um planejamento financeiro é fundamental, isso porquê não adianta solicitar uma renegociação de dívida sem um planejamento financeiro.

Não é viável nem indicado realizar um novo contrato de crédito para que este se torne uma dívida futura.

Portanto, realize seu orçamento financeiro levando em conta todas as suas despesas fixas e variáveis, busque também em casos de emergência tentar levantar dinheiro com a venda de produtos, alimentos ou realizando alguns bicos no final de semana.

3- Compare As Taxas De Juros De Bancos E Financeiras

Antes de solicitar um empréstimo pessoal consignado avalie todas as possibilidades, começando pela real necessidade de adesão do crédito.

Compare taxas, compare condições, prazos e valores, busque conhecer a forma de trabalho do maior número de instituições que puder.

Se ao solicitar um empréstimo ou mesmo uma renegociação e a instituição lhe oferecer o aumento de taxas gradual, a melhor opção é solicitar o credito com outro banco ou então realizar a transferência da dívida para outro banco com taxas de juros fixas e menores.

O sistema de transferência de dívida é conhecido como portabilidade de crédito. Além disso qualquer pessoa poderá solicitar a portabilidade de crédito, porém antes disso é preciso recorrer a credor atual de seu credito para solicitar as seguintes informações:

  • Número de contrato
  • Atualização do saldo devedor
  • Demonstrativo sobre a evolução do saldo devedor
  • Modalidade de crédito
  • Taxas de juros efetiva e nominal cobradas anualmente
  • Prazo remanescente e total
  • Sistema de pagamento das parcelas
  • Valor das prestações com especificação do que é encargos e do que é parcela de empréstimo
  • Data do vencimento da última operação

Feito isso, leve os dados coletados até o banco que deseja migrar.

Leia também:

Quero Adiantar Parcelas do empréstimo, como faço?

Renegociar Dívidas ou Adiantar Parcelas

As instituições têm o dever de oferecer todas as informações do crédito no prazo de até um dia útil, caso o banco se negue a fornecer os dados é possível realizar uma reclamação junto a ouvidoria do banco ou junto ao Banco Central.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.