Como Funciona a Averbação do Empréstimo Consignado?

O Empréstimo Consignado é muito conhecido por suas baixas taxas de juros e condições especiais na hora de adesão, podendo esse ser solicitado até mesmo por pessoas negativadas.

Porém apesar das vantagens de solicitação do Empréstimo Consignado muitas dúvidas podem surgir sobre o assunto, e dentre as dúvidas mais comuns está a questão sobre o que é averbação de contrato quando se trata dessa modalidade de crédito.

Todo empréstimo solicitado, independente da categoria possui um processo que inicia desde o cadastro e o levantamento dos dados pessoais até a assinatura do contrato e o dinheiro creditado em conta.

E a averbação de contrato nada mais é do que uma dessas etapas do processo de adesão do Empréstimo Consignado.

Como Funciona e o que é o Empréstimo Consignado?

O Empréstimo Consignado é uma modalidade de solução financeira voltada a servidores públicos, aposentados, pensionistas e funcionários de empresas privadas.

É um tipo de crédito muito conhecido devido as baixas taxas de juros, uma vez que a instituição financeira possui menor risco de ficar no prejuízo, já que o valor das parcelas é debitado diretamente de folha de pagamento.

Essa segurança para o banco na hora de quitar as parcelas oferece maior facilidade de adesão do crédito, bem como valores e prazos de pagamento maiores e taxas bem mais baixas do que as demais linhas presentes no mercado.

O que é a Averbação do Empréstimo Consignado?

Dentro do contrato do Empréstimo Consignado, a averbação consiste na etapa onde existe a autorização parra realizar o desconto das parcelas do crédito da folha de pagamento ou o contracheque caso se aplique, do cliente.

Sem essa devida autorização, não é possível realizar a adesão do empréstimo junto ao banco ou financeira.

A averbação nada mais é do que o pagamento da parcela do crédito, porém ao invés do cliente ter de se preocupar em realizar o pagamento das mensalidades, essas já são automaticamente descontadas da folha de pagamento.

A averbação assegura a instituição o pagamento das parcelas do crédito, tendo a garantia de que o cliente honrara com o contrato.

Quem Realiza a Averbação do Crédito Consignado?

A averbação do contrato de Empréstimo Consignado é realizada pela instituição responsável por realizar o pagamento mensal do cliente.

Essa instituição realiza uma análise do crédito do consumidor, realizando um levantamento sobre o valor do empréstimo, o número de parcelas, taxas de juros, entre outros fatores que entram nesse processo de análise.

A margem consignável é traçada por meio dessa análise, sendo que as parcelas do crédito não poderão exceder ao valor de 30% da renda mensal do cliente.

Para funcionários de empresas privadas, a averbação é realizada pela equipe responsável do RH, e para servidores públicos, quem fica responsável pela análise e liberação da averbação é o SIAP órgão do Governo Federal. O INSS é o responsável por aposentados e pensionistas.

Quanto Tempo Leva para Realizar a Análise de Averbação do Empréstimo Consignado?

Tanto o RH, ou o SIAP e até mesmo o INSS pedem um prazo de 24 a 48 horas para concluírem a análise do pedido de averbação.

O prazo poderá ou não sofrer variações de acordo com a complexidade da solicitação de crédito do cliente.

Quanto mais rápido o processo de averbação, mais rápido é o processo de liberação do dinheiro, com a aprovação da análise, contrato assinado e tudo dentro dos conformes, o dinheiro será creditado em conta dentro de 24 horas.

Leia também:

Como Renegociar Dívida De Empréstimo Consignado

Conheça As Novas Regras do Empréstimo Pessoal Consignado Para Aposentados e Pensionistas

Ficou com alguma dúvida, tem algo que gostaria de acrescentar? Deixa aqui pra gente nos comentários a sua pergunta ou compartilha sua opinião. Nós do CrediFácil Brasil teremos prazer em ler o que você tem a dizer 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.