Quais Restrições Posso Ter Com CPF Negativado?

“Estou em dúvidas sobre quais restrições posso ter com CPF Negativado e não sei mais o que posso fazer”. Frase muito comum de quem está com o nome restrito, mas precisa de algum serviço que requeira uma ficha mais confiável.

Bem pudera, já que em um total de dez brasileiros, sete deles pagaram alguma conta com atraso ou nem mesmo a pagaram, segundo dados levantados pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) no ano de 2017.

Quais os Principais Motivos Que Levam a Restrições Por Ter CPF Negativado

O endividamento é a causa das restrições por ter seu CPF Negativado. Se você é daquelas pessoas mais desligadas e não sabe de onde vieram essas dívidas, dê uma atenção especial e reveja a seguir os itens que mais as causam:

  • 39% das dívidas são causadas por cartão de crédito;
  • 28% das dívidas são graças ao plano de internet;
  • 26% das dívidas são ocasionadas por telefone fixo e/ou celular.

As classes C, D e E são as mais atingidas por esses problemas que envolvem inadimplência. Isso se deve ao enorme volume de compras feitas que vão além da realidade financeira das pessoas.

Quero Saber Melhor Sobre as Restrições Que Posso Ter Com CPF Negativado

Se você passa por essa situação de inadimplência e está marcado como devedor, veja abaixo quais as restrições que pode ter com o CPF Negativado:

  • O consumidor que deseja tirar visto e passaporte para os Estados Unidos pode ser impedido devido a essa questão;
  • Não pode se apossar de alguns cargos públicos como os do Banco Central, BNDES e Casa da Moeda;
  • Dificulta consideravelmente a aprovação de um empréstimo, parcelamento de compras em lojas, financiamento e cartão de crédito, visto que isso mostra que o consumidor não terá condições de pagar.

Ainda por cima, o devedor pode passar por ocorrências de constrangimento, uma vez que alguns credores os cobram de forma desrespeitosa que vai contra o Código de Defesa do Consumidor de acordo com o Proteste (Associação dos Consumidores).

O ideal para o negativado é reverter o quadro o quanto antes para não sofrer ligações de cobranças fora do horário permitido pela lei, como os fins de semana por exemplo, que são destinados ao lazer e descanso tendo que ser respeitados.

Outras Complicações Quanto as Restrições Que Posso Ter Com CPF Negativado

Outro fator que entra nas restrições de um CPF Negativado é ter a carreira profissional prejudicada. Isso porque algumas empresas simplesmente não contratam pessoas com o nome sujo na praça.

A eliminação de candidatos negativados na concorrência para uma vaga de empregos é notadamente grande, entretanto, tudo vai depender do empregador.

Algumas empresas costumam dizer que o empregado foi aprovado, então pedem os documentos e em seguida o dispensa do serviço.

Caso seja estudante, a instituição de ensino pode recusar a renovação de sua matrícula, o que acarreta em complicação de sua vida acadêmica.

Leia também:

Consulta De CPF Gratuita Feita Através do Seu Celular

Como Não se Afundar com Cartão de Crédito

Alternativas Para Quem Está Com o CPF Negativado

Mesmo que esteja com o nome restrito, você pode optar por outros caminhos de crédito caso precise, como o cartão de crédito. Há no mercado algumas possibilidades de contratar outra administradora sem passar por consulta do Serasa ou SPC.

Para isso você deve conhecer os cartões disponíveis como o Bonsucesso e o IbiCard Facil. Cartões pré-pagos também podem ser uma opção, pois você pode contratá-los através da internet.

Agora, se precisa de dinheiro rápido poderá fazer um empréstimo pessoal online, refinanciar seu imóvel ou veículo, penhorar bens, realizar empréstimo consignado ou ser contemplado por um consórcio.

Como Consultar as Pendências no Meu CPF

Para consultar as pendências no CPF é bem simples, porque você poderá fazer isso através do site ou app do Serasa Consumidor.

Site oficial: www.serasaconsumidor.com.br

Assim você poderá verificar quais as pendências e também a sua pontuação Score, que vai de 0 a 1000 e é um indicativo de extremo valor para empresas, bancos e financeiras na hora de aprovar algum tipo de crédito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *