Conheça o Cartão Pré-pago

Com uma opção mais sustentável economicamente e de maior controle das finanças o Cartão Pré-pago pode ser muito útil e um excelente aliado para as compras do dia a dia.

O Cartão Pré-pago é como um cartão de crédito, que cumpre algumas de suas funcionalidades mais conhecidas, como as compras online ou internacionais, porém sem fatura ou data de vencimento.

Conheça o cartão pré-pago, suas vantagens e desvantagens e onde adquirir:

Como funciona o Cartão Pré-pago?

A diferença é que para utilizá-lo você deve fazer uma recarga antes, como o valor que pretende gastar, e somente depois de feito esse depósito é que você pode começar a usar.

A ideia é basicamente a de um celular pré-pago, em que você adiciona os créditos primeiro, para usar e consumir depois. Quando o saldo zerar, é só fazer uma nova recarga, pois sem créditos ele não irá funcionar.

Cartão Pré-pago vs cartão de crédito:

Uma das principais diferenças dessa modalidade financeira é que quem enfrenta problemas com o nome sujo, e não consegue ter acesso a um cartão de crédito comum, pode expedir um cartão pré-pago facilmente, já que a análise do nome/CPF não é realizada.

Outro benefício interessante é que alguns cartões pré-pago não exigem uma idade mínima para posse, ao contrário dos cartões de crédito onde o cliente deve ter o mínimo de 18 anos.

Esse fator, somado a essa característica de gasto controlado, é uma boa opção para o recebimento das conhecidas “mesadas”, pois assim os jovens não terão problemas com contas e já podem começar a praticar a educação financeira desde cedo.

Mas será que o cartão pré-pago só tem vantagens a oferecer? Confira a lista que preparamos com as vantagens e desvantagens desse modelo:

Vantagens do Cartão Pré-Pago:

  • Não há necessidade de comprovar renda
  • Não é feita consulta do nome ou do CPF do usuário
  • Aceitabilidade para compras online e físicas
  • Não precisa ter conta em banco
  • Algumas empresas aceitam clientes menores de 18 anos (com restrições)
  • Não há preocupação com fatura ou data de vencimento pois os valores vão sendo debitados automaticamente
  • Permite realizar transferências
  • Educação financeira

Desvantagens do Cartão Pré-Pago:

  • Taxas em todos os tipos de transações (emissão; saque; recarga; mensalidade; taxa de manutenção…)
  • Não permite parcelamentos
  • Só funciona se tiver saldo
  • Limite mensal de valor de transações
  • Não existem programas de ponto ou de fidelidade

Como adquirir um cartão pré-pago?

Atualmente diversas empresas oferecem o cartão pré-pago, desde grandes bancos como o Itaú, o Santander e o Banco do Brasil, até empresas e lojas online como o Mercado Pago e o PagSeguro.

A seguir, listaremos 3 instituições que oferecem o serviço e como você pode fazer para aderir ao cartão de cada uma delas.

Como adquirir um cartão pré-pago Itaú:

O cartão pré-pago do Itaú promete não cobrar tarifas de contratação, de anuidade, de recarga, ou inatividade. Permite que as recargas sejam feitas através da internet ou do aplicativo do banco.

São duas formas de solicitar o cartão, você pode ir até uma agência física, fazer o cadastro e adquiri-lo, ou solicitar através do site.

Para a solicitação via internet, basta entrar no site, ir até o menu que contém os serviços oferecidos, clicar na aba “conheça e contrate”, depois ir para “câmbio” e finalmente clicar em “cartão pré-pago”.

Como adquirir um cartão pré-pago Mercado Pago?

O cartão pré-pago do Mercado Pago não exige comprovação de renda e nem análise de crédito. As recargas podem ser realizadas por meio de pagamento em lotéricas, e o dinheiro já fica disponível na hora.

Se optar, a recarga também pode ser feita através de boletos. Você gera um através do site do Mercado Pago e depois de efetuado o pagamento o dinheiro tem de 1 a 2 dias úteis para cair no cartão pré-pago.

A única forma de acesso ao cartão é através do site. Assim que você entra, é só clicar no botão “Quero o meu cartão” e o cadastro já se inicia.  

Como adquirir um cartão pré-pago Pag Seguro?

O Pag Seguro oferece 2 tipos de cartão pré-pago, um feito para quem tem seu próprio negócio e o outro para quem deseja gastar normalmente. O preço para adquirir os dois é de R$12,90 e eles não cobram mensalidade, nem anuidade.

O cartão para negócio permite que você receba o dinheiro de suas vendas no cartão através de transferências, e ao mesmo tempo use o saldo que está disponível em suas compras. Tudo isso em um único cartão.

O cartão normal funciona basicamente como os outros e pode ser usado por quem não possui ou não recebe dinheiro de vendas.

Para solicitar os cartões basta acessar o site escolher o que melhor se encaixa a sua situação e dar início ao cadastramento.

Leia também: 

Cartão de Crédito Tim 

Empréstimo Pessoal Nubank

Qual Cartão Pré-pago escolher?

A dica é a mesma para todo tipo de ação quando se fala em mercado financeiro, analise e compare.

Apesar de ter muitas e elevadas taxas, pode ser uma solução rápida para as pessoas que não tem o hábito de usar o cartão de crédito. Pesquise sobre as taxas de cada um, e o que mais oferta benefícios para a sua situação.

Se optar por adquirir um, tenha preferência pelos cartões de empresas grandes e consolidadas, para evitar maiores problemas ao utilizar o serviço.

O CrediFácil Brasil não possui vínculo com instituições bancárias ou empresas de crédito, por isso não disponibiliza serviços financeiros. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *